A Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Costa Norte de São Sebastião, decidiu ‘driblar’ as dificuldades trazidas pelo isolamento social e trazer para os alunos uma diferente atração: a possibilidade de visitar um Centro Cultural de forma online. É um espaço virtual que pode ser acessado por toda a comunidade e que na inauguração decidiu homenagear artistas que são referências para os jovens sebastianenses. Para o espaço de Artes Cênicas, o escolhido foi Henrique Cardim, ator, palhaço e diretor da Cia. O Castelo das Artes.

A escola do bairro da Enseada já está com o site disponível para acesso pelo www.cynthiacliquet.g12.br e além das Artes Cênicas, os interessados podem ter acesso a diferentes ambientes, como: Literatura, com a Biblioteca Miguel Santoro e os lançamentos dos livros, “O boi de Conchas”, de Janaína Figueiredo, e “Otto e a Toca”, de Cristina Mira com ilustração de Isabel Galvanese; Artes Visuais, com a Galeria Candido Portinari, para apreciar a “Exposição-Da Alma. O processo da pintura”, de Bernadete Silva; Música, com apresentação de um repertório musical pelo violinista e maestro homenageado Raphael Tavares.
Na sala de Artes Cênicas também tem o setor da Dança que homenagem a coreógrafa Michele Nunes, da Cia. de Dança Sintonia Corpo e Arte. E aqueles que têm entusiasmo pela ‘sétima arte’ podem assistir o repertório da Sala de Cinema, com a “Mostra de Cinema de Animação”, dedicada a Luis Paiva do Projeto “Cinema na Kombi”.
Inspiração
Quando as atividades ainda eram presenciais, em 2017, a escola criou uma galeria de artes. A partir da iniciativa docente e do empenho dos alunos, uma sala foi totalmente adaptada seguindo os parâmetros das necessidades das artes visuais e passou a receber exposições de importantes artistas da região.
Com a pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social, a positiva vivência dos alunos com aquele ambiente artístico e cultural dentro da unidade escolar, fomentou na equipe o desejo de manter os alunos conectados – literalmente – a conteúdos diferenciados e interessantes, o que resultou no Centro Cultural Virtual.
O projeto começou com três salas dedicadas as atividades dos alunos relativos a literatura, a música e artes visuais, e agora está expandido para diversas linguagens e com referências e apresentações de artistas locais.
O Centro Cultural Virtual terá novos conteúdos a cada bimeste, acompanhando as atividades que os alunos trabalham em sala de aula e promovendo a toda a comunidade acesso ao conhecimento artístico, cultural e científico da comunidade escolar.
Maravilhoso! Muito importante essa vivência com a essência da arte para o futuro de nossas crianças e jovens, pois eles são a nossa esperança de tempos melhores. Plantando sementes, colhemos flores. Parabéns a toda equipe!