Escritora sebastianense lança série de livros “Quem tem medo de Lendas?”

Para marcar o lançamento, a Cia. O Castelo das Artes encenará as histórias em oito escolas públicas da região

No próximo sábado (28/5), a escritora sebastianense Maria Angélica de Moura Miranda fará o lançamento da série literária “Quem tem medo de Lendas?”, com quatro volumes. O evento, que será realizado às 9h, para os alunos da Etec São Sebastião, também será marcado pela estreia do espetáculo da Cia. O Castelo das Artes, que leva o mesmo nome da obra, e traz as principais histórias dos livros. Ainda será reapresentado no mesmo dia e local, às 10h30. Esta ação cultural faz parte do Projeto “Uma vida na literatura caiçara”, contemplado pelo Prêmio por Histórico de Realização em Literatura – Autores, do Programa de Ação Cultural (ProAC LAB), da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Segundo a autora, o Projeto consiste em concluir a publicação da série de livros, que já continha o “Volume 1” finalizado, com a reedição do mesmo e produção editorial dos demais, além da criação de um espetáculo para apresentação das histórias nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista. “É uma grande alegria poder concluir este trabalho e é a realização de um sonho saber que os jovens vão ouvir e assistir essas narrativas da nossa cultura regional. Agradeço a Cia. O Castelo das Artes por ‘embarcar’ comigo nesta aventura, e também a todas as escolas públicas estaduais que receberão o espetáculo”, comenta Maria Angélica.

Além da Etec São Sebastião, o espetáculo já está agendado para ocorrer na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, em 2 de junho, e na Etec Caraguatatuba, no próximo dia 6. Ao todo serão 16 apresentações em oito escolas públicas, sendo duas de Caraguatatuba, três de São Sebastião, duas de Ilhabela e uma de Ubatuba, realizadas até o final de julho pela Cia. O Castelo das Artes. Todas as unidades de ensino receberão os livros que ficarão a disposição dos jovens nas salas de leitura, além de serem entregues às Bibliotecas Municipais.

Na série infantojuvenil “Quem tem medo de Lendas?”, Maria Angélica traz histórias que foram editadas em livros raros da nossa região, a partir de 1959, mas esta versão tem um foco jornalístico, contendo seis lendas em cada volume. Segundo a autora, a narrativa traz relatos de acontecimentos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. “Mas não são só lembranças, são fatos sombrios que se perpetuam através das lendas e de causos, que ainda hoje esbarram na ética, e que nesses novos tempos de fake news precisam ser apresentados para causar a reflexão e enfrentar o medo.” afirma.

“Já no espetáculo, de forma lúdica e pedagógica, os artistas trazem as lendas de medo, de forma que se tornem um ponto de reflexão para a juventude sobre a vida real que espreita a imaginação. Ainda mostram como é o modo de falar, de vestir, de viver da pesca, da agricultura, do artesanato, dos caiçaras tradicionais”, completa a autora.

Para o grupo de artistas caiçaras da Cia O Castelo das Artes, que completa este ano 18 anos de atividades no litoral, esta circulação é importante para trazer temas que fazem parte das memórias da região e que precisam ser revisitados, pois muitas vezes “o que a princípio pode assustar, era o que os mais antigos usavam para dar grandes ensinamentos”, relata o diretor Henrique Cardim, que na obra contracena com Jessyca Biazini e Mário Farias.

Para mais informações sobre o projeto e a circulação do espetáculo “Quem tem medo de Lendas?”, acesse: www.ocastelodasartes.com, O Castelo das Artes e www.instagram.com/ocastelodasartes, ou (12) 98232.6922.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s