Festival Vermelhos recebe espetáculo “Quem tem medo de Lendas?” sobre memórias caiçaras

Cia. de artistas do Litoral Norte integra a programação com espetáculo baseado em série literária de autora sebastianense

O Festival Vermelhos traz para os palcos de Ilhabela uma apresentação teatral realizada por artistas do litoral norte paulista que evidencia a cultura tradicional Caiçara. A Cia. O Castelo das Artes se apresentará no dia 17 de julho (domingo), às 15h, no Anfiteatro da Floresta, com uma obra que mistura a contação de história e encenações baseada na série literária “Quem tem medo de Lendas”, da sebastianense Maria Angélica de Moura Miranda, que foi lançada em maio deste ano. 

Na apresentação, são reunidas quatro histórias que permeiam a vida real que espreita a imaginação, mas que eram usadas pelos “mais antigos” para ensinar os mais jovens sobre os perigos e o lado mais sombrio do mundo. 

Segundo Henrique Cardim, diretor da Cia. O Castelo das Artes, de forma lúdica e com o jeito alegre e acolhedor do povo caiçara, as histórias são contadas como um ponto de reflexão sobre o mundo em que vivemos. “Trazemos também na apresentação, a nossa pesquisa sobre as tradições locais, os modos de falar, de vestir, de viver da pesca, do artesanato, da simplicidade e riqueza da vida a beira mar, para que se fortaleçam os saberem que sempre foram passados de geração em geração”, conta.

Na série literária infantojuvenil “Quem tem medo de Lendas?”, Maria Angélica traz 24 histórias, distribuídas em quatro volumes, que foram editadas em livros raros da nossa região, a partir de 1959, mas esta versão tem um foco jornalístico. Para a autora “é uma grande alegria e a realização de um sonho saber que os jovens vão ler, ouvir e assistir essas narrativas da cultura regional”, comenta.

Os livros trazem relatos de acontecimentos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. “Mas não são só lembranças, são fatos que se perpetuam através das lendas e de causos, que ainda hoje esbarram na ética, e que nesses novos tempos de fake news precisam ser apresentados para causar a reflexão e enfrentar o medo.” afirma Maria Angélica.

O espetáculo “Quem tem medo de Lendas?” está este ano em circulação por oito escolas públicas das quatro cidades do litoral norte, de forma gratuita. Ao todo, são 16 apresentações para estudantes, por meio do Projeto “Uma vida na literatura caiçara”, contemplado pelo Prêmio por Histórico de Realização em Literatura – Autores, do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

Para os artistas caiçaras da Cia O Castelo das Artes, que completou este ano 18 anos de atividades no litoral, esta circulação é importante para trazer temas que fazem parte das memórias da região e que precisam ser revisitados, pois muitas vezes “o que a princípio pode assustar, pode também trazer grandes ensinamentos”, relata o diretor Henrique Cardim, que na obra contracena com Jessyca Biazini e Mário Farias.

O espetáculo “Quem tem medo de Lendas?” será apresentado de forma gratuita no Festival e os ingressos podem ser retirados uma hora antes da apresentação.

O Festival Vermelhos é realizado pelo Complexo Baía dos Vermelhos, que fica na Av. Governador Mário Covas Júnior, 11.970, em Ilhabela. A programação é extensa e reúne shows, concertos e apresentações de nomes de peso da música clássica, popular e da dança. Este ano, com Edu Lobo, João Bosco, Arnaldo Antunes, Luedji Luna; concertos com Marcelo Bratke, Ira Levin, Cláudio Cruz e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo com Roberto Minczuk e Yamandu Costa, além de um tributo ao pianista Nelson Freire estão entre alguns dos destaques da programação, que acontece em três palcos no Complexo Baía dos Vermelhos até 30 de julho. Os ingressos estão à venda pelo site www.vermelhos.org.br/vermelhos2022 ou nos pontos de venda de Ilhabela, onde também é possível conferir a agenda completa.

Para mais informações sobre o espetáculo “Quem tem medo de Lendas?”, acesse: www.ocastelodasartes.com, O Castelo das Artes e www.instagram.com/ocastelodasartes, ou (12) 98232.6922.

Arte: Baía dos Vermelhos / Foto: Iuri Cunha/O Castelo das Artes

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s