Nossa missão é fomentar a arte e a Cultura do Litoral Paulista, por meio da valorização dos artistas locais e da difusão de projetos culturais, e evidenciar e difundir as tradições e costumes caiçara.
Resenhas

(…) começaram adolescentes nas oficinas da Prefeitura Municipal, depois caminharam sozinhos. Foi assim com o “Castelo das Artes”, eles já enfrentaram todo tipo de desafios, estão agora amadurecidos nos projetos e trabalhos. (…)
— Maria Angélica [LEIA A RESENHA]
“Zezinho, Zezinho, Zezinho”! Foi assim, ao som de gritos ansiosos que o menino Zezinho adentrou ao pátio da escola EMI Rosinha, sob olhares curiosos e vidrados de várias crianças com idades de três e cinco anos. (…)
— Cris Camilo [LEIA A RESENHA]


Quero aqui fazer uma homenagem a duas pessoas que lutam para resgatar e registar a nossa Cultura Caiçara. Jessyca e Henrique. Mas também deixar aqui o meu agradecimento aos caiçaras do bairro de São Francisco da Praia. Sr Pedro Moreira e Riberto da Ressurreição (…)
— Marcelo Brasil [LEIA A RESENHA]
Ações, Projetos e Atividades Artísticas
Cultura Caiçara

“Museu Vivo – Sou Caiçara”
Para valorizar a Cultura Tradicional, seus saberes e fazeres, modos e costumes, a instalação artística Museu Vivo é composta por estátuas vivas que representam os principais mestres e ofícios, como O Pescado, O Congadeiro, A Paneleira, A Artesã , O Canoeiro, O Agricultor, entre outros.
O público pode interagir com as estátuas que mostram os fazeres e saberes tradicionais. Em parceria com o fotógrafo Edvaldo Nascimento, a instalação também conta com fotos que mostram os costumes e Caiçaras…

Mitos e Lendas Caiçara
As cenas são inspiradas em pesquisas e depoimentos de moradores sobre a cultura tradicional da cidade. Com entrada franca, os ingressos estarão disponíveis uma hora antes da apresentação.
A peça reúne as mais conhecidas lendas e mitos da cidade de São Sebastião, entre elas, A Lenda do Amor, A Lenda do Boi que Falou, O Dia que o Santo Pecou, como também contos de lobisomem, de escravos, de pescador, entre outros…

Contação: “Meu balaio têm histórias”
Contações de histórias para conhecer um pouco mais da cultura e modo de vida caiçaras, além de dar boas risadas com os causos de pescador, se espantar com as histórias de lobisomem, e ainda conhecer mitos, lendas, entre outras falas que retratam o jeito de ser caiçara…
Esta página está sendo atualizada e estamos inserindo as demais atividades…